quarta-feira, 25 de março de 2009

Roteiro para reflexão

Segunda-feira, 23 de Março de 2009
Cinema na escola: A guerra do fogo
Neste sábado, dia 28/03/09, a partir das 08:00 h, tem cinema para as turmas de 1ª do Ensino Médio (matutino) do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Irecê - Bahia.

Sobre o filme:


Descrição: A Guerra do Fogo conta a saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos. Os sons e a linguagem embrionária do filme são criações do escritor Anthony Burgess, o mesmo de Laranja Mecânica. Mistura de ficção científica e aventura, o filme é uma perfeita reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. Fantástico e visionário, o filme é uma aula de história e cinema.


Ficha técnica:

Título no Brasil: A Guerra do Fogo
Título Original: La Guerre du feu / Quest for Fire / The War of Fire
País de Origem: EUA / França / Canadá
Gênero: Aventura / Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1981
Site Oficial: Estúdio/Distrib.:
Direção: Jean-Jacques Annaud





Roteiro para reflexão:


Com que intenção os personagens queriam manter o fogo?

Como era a alimentação e a habitação destes homens?


Que tipo de atividades econômicas aparecem no filme?

Aparece alguma espécie de arte no filme, se aparece, qual ou quais?

Que personagem passa de um estado de relações de dominância a um estado de relações emocionais descobrindo o amor?

Descreve um momento que indique que os personagens se apaixonaram.

Lançado em 1981, numa produção Franco-Canadiana, La Guerre du feu é uma longa metragem que trata de levantar hipóteses sobre a origem da linguagem através da busca de três homo sapiens para conseguirem uma nova fonte de fogo perdida pela sua tribo; o fogo é um elemento divino e tenebroso para eles. O delírio sobre como esses três guerreiros se relacionariam/comunicariam, encontrariam, disputariam e fariam interações subjectivas é a base do roteiro assinado por Anthony Burguess, foneticista e consagrado autor do livro Laranja Mecânica. Burguess faz crível as adaptações e linguagens usadas por aqueles hominídeos além de tornar compreensível toda uma história recheada de sons

Um comentário: